Olá, pessoal!
Após dois anos de pandemia, voltamos com ânimo redobrado! Um site renovado em tempos de enormes desafios. Além do site, partimos para as redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Agora, o que se passa no ambiente virtual relativo aos temas judaicos, na conjuntura nacional e na internacional, será aqui objeto de atenção e reflexão crítica. Antissemitismo, neonazismo, conflito israelo-palestino, judaísmo, judaicidade, preconceito, racismo, memórias multidirecionais, debates historiográficos sobre o Holocausto e, principalmente, judeus no Brasil. Questões que estão na ordem do dia, na academia e na vida como ela é.
Mas o que é o NIEJ?
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ) foi criado em 2008 e se dedica ao ensino, à pesquisa e ao debate na área de estudos judaicos. É também um laboratório do Instituto de História e do Departamento de Sociologia da UFRJ, associados principalmente, mas não exclusivamente, à área de História Contemporânea. É formado por professores universitários que lecionam e pesquisam nas áreas de história, ciências sociais, filosofia e letras. Possui um Conselho Internacional composto de importantes especialistas na área de Estudos Judaicos no Brasil e no exterior, além de um criativo time de estudantes de graduação e pós-graduação.
A agenda de atividades do NIEJ dedica-se: 1) à oferta de disciplinas na grade curricular do Instituto de História e à oferta de laboratórios semestrais; 2) à organização de palestras, simpósios, colóquios e workshops nacionais e internacionais; 3) à orientação de teses, dissertações e monografias, tanto na pós-graduação, quanto na graduação; 4) à publicação semestral de um magazine com notícias, ensaios, entrevistas e miscelâneas.
Neste novo portal do NIEJ você terá acesso a informações sobre nossas atividades, produção acadêmica, notícias, programação, análises de conjuntura, entrevistas, podcast, imagens, tudo em um único ambiente virtual, dinâmico e interativo. Além, é claro, de colaborações com nossos parceiros como o Instituto Brasil-Israel (IBI) e com instituições-irmãs e centros de estudos judaicos no Brasil e no exterior. Esperamos que este espaço possa representar um relevante fórum de produção e de debates acadêmicos no Rio de Janeiro, aberto a todos os que se interessam pelos temas e questões da área dos estudos judaicos.
Monica Grin
Coordenadora do NIEJ
Professora Titular de História Contemporânea do Instituto de História da UFRJ
Michel Gherman
Coordenador do NIEJ
Professor adjunto de sociologia da UFRJ