Monica Grin

Coordenadora Geral

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1991), mestrado em História – Brown University (1995) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2001). É professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena desde 2009 o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ entre 2012 e 2015. Foi professora visitante na Universidade de Salamanca. Foi Jovem Cientista da Faperj. É professora colaboradora do EAD em História da UNIRIO, desde 2009. Foi bolsista Jovem Cientista do Estado da FAPERJ. Tem pós-doc pela Universidade de Coimbra e pela Unicamp. Pesquisa na área de História Contemporânea, com ênfase em racismo, pós-abolição, antissemitismo, holocausto e pós-holocausto, judeus no Brasil, multiculturalismo e história dos sentimentos morais. É autora, entre outros, de RAÇA: DEBATE PÚBLICO NO BRASIL (2010) e, em co-autoria com Michel Gherman, IDENTIDADES AMBIVALENTES: DESAFIOS AOS ESTUDOS JUDAICOS NO BRASIL (2016). Bolsista Produtividade 2 CNPq.

Michel Gherman

Coordenador

Michel Gherman é professor do departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos e o Laboratório de religião, espiritualidade e política e do Laboratório de História Oral no Departamento de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele é pesquisador do centro de estudos de Sionismo e Israel da Universidade Ben Gurion do Negev, onde recentemente concluiu seu pós-doutoramento e do Observatório da Extrema Direita. É pesquisador do Centro Vital Sasson de Estudos do Antissemitismo da Universidade Hebraica de Jerusalém. É doutor em história pela UFRJ e mestre em Antropologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém, de onde foi professor convidado. Michel também é coordenador acadêmico do Instituto Brasil-Israel.

Leonardo Vichi

Coordenador

Pós-Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Doutor em História Social pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-IH-UFRJ) com Doutorado Sanduíche realizado no curso de Ciência Política da Freie Universität Berlin (FUB), na linha de Sociedade e Cultura, Mestre em História Comparada pelo Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-IH-UFRJ), na linha de Poder e Discurso. Possui graduação em Bacharelado – Letras / Alemão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Coordenador da linha de Defesa do Núcleo de Estudos Estratégicos em Defesa e Segurança do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Silvia Correia

Pesquisadora

Professora do Instituto de História da UFRJ, atua na área da História Contemporânea Portuguesa e Europeia, mais especificamente sobre conflitos armados do Século XX e seus efeitos rememorativos e culturais numa perspetiva comparada e transnacional. Doutora em História pela Universidade Nova de Lisboa (2011) com a pesquisa “Políticas da memória da Primeira Guerra Mundial em Portugal”, que recebeu o Prêmio Nacional de História Contemporânea da Fundação Mário Soares e o Prêmio de Defesa Nacional.  Atualmente, dedica-se às mediações narrativas da memória da Primeira Guerra Mundial na Europa e em África.

Bruno Leal

Pesquisador - Universidade de Brasília

É professor adjunto de História Contemporânea no Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em História Social (UFRJ). Tem estágio pós-doutoral em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa História Pública, História Digital e Divulgação Científica. Também desenvolve pesquisas sobre Holocausto, crimes nazistas e justiça no pós-guerra. É fundador do site Café História: www.cafehistoria.com.br.

Misha Klein

Pesquisadora - University of Oklahoma

Profa. Misha Klein recebeu seu doutorado em antropologia cultural em 2002 da Universidade de Califórnia em Berkeley. Ela é professora de Antropologia na Universidade de Oklahoma, onde ela também atua nos departamentos de Estudos Judaicos, Estudos Internacionais (especificamente em relação ao Centro de Estudos Brasileiros e aos Estudos Latino-americanos), e Estudos de Gênero. Entre outras responsabilidades ela é chefe do comitê para o Prêmio de Justiça Social Clyde Snow, pelo Centro de Justiça Social. Ela é recipiente do Prêmio de Direitos Humanos Universais de Oklahoma (2019) e do Prêmio para Ensino Superior para a Universidade de Oklahoma.

Leonel Caraciki

Pesquisador - Universidade Ben-Gurion do Negev

Leonel Caraciki é doutorando na Universidade Ben-Gurion do Negev, Departamento de Estudos de Israel e Sionismo. Sua tese “The American Zionist Malaise – The Zionism as Racism U.N Resolution and the Liberal-Conservative Divide in American Jewish Politics (1975-1991)” lida com o impacto da resolução da ONU que condenou o sionismo como forma de racismo na identidade política americana. Pesquisa nos temas de História Judaica contemporânea, sionismo e identidade judaica. É pesquisador do Centro de Estudos de Israel na mesma universidade. Possui Mestrado em Israel Studies (BGU) e em História Social (UFRJ). É Diretor de Resource Development na ONG Shaharit – Creating Common Cause

Keila Grinberg

Pesquisadora - University of Pittsburgh

É Professora Titular do Departamento de História e Diretora do Center for Latin American Studies da Universidade de Pittsburgh. É Professora Titular licenciada do Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. É Doutora em História do Brasil (Universidade Federal Fluminense, 2000, com estágio (bolsa-sanduíche) na Universidade de Maryland at College Park, 1998-1999), com pós-doutorado pela University of Michigan (2011-2012) e pela New York University (2017-2018). É professora do Programa de Pós-Graduação em História da UNIRIO e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA).