LIEJ


O Laboratório Interdisciplinar de Estudos Judaicos, coordenado pela Profa. Monica Grin, é um espaço destinado aos estudantes das áreas de humanidades da UFRJ e de outras universidades, bem como professores de ensino médio de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro, cujo principal objetivo é garantir um espaço de palestras, debates, discussão de textos, elaboração de monografias, dissertações e teses.  É um espaço no qual o estudante poderá se atualizar nos mais diversos temas da área de estudos judaicos, com especial ênfase nos debates historiográficos e em pesquisas de fontes primárias no Brasil e no exterior.
Os encontros do LIEJ ocorrem no IFCS/UFRJ. A presença regular de palestrantes, professores e pesquisadores (brasileiros e estrangeiros), que se dedicam aos temas da área de estudos judaicos, será uma marca do laboratório. Trata-se de ver consolidada no Instituto de História da UFRJ a reflexão  acadêmica de questões relacionadas ao judaísmo, à história judaica, ao holocausto e ao Oriente Médio, tal como se observa em Centros de Estudos Judaicos nas maiores universidades no exterior.
O LIEJ é uma disciplina eletiva que vale 02 créditos e possui carga horária. Para se inscrever, o aluno deve acessar o SIGA-UFRJ e se inscrever na disciplina LIEJ.

Atividades:

- Leituras na área de estudos judaicos
- Palestras com os professores/pesquisadores associados ao NIEJ
- Palestras com convidados internacionais
- Pesquisa na área de estudos judaicos
- Atualização de conteúdo, cursos, bolsas
- Disponibilização de fontes primárias