Coordenação


Profa. Dra. Monica Grin (UFRJ)

Professora Associada III em História Contemporânea do Instituto de História e da Pós-Graduação em História Social da UFRJ. Graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo IUPERJ (1992), mestrado em História pela Brown University (1995) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo IUPERJ (2001). Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ). Tem experiência em História e em Ciências Sociais, com ênfase em estudos raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: relações raciais, pós-abolição, multiculturalismo, desigualdade racial, racismo, antissemitismo, imigração e estudos judaicos. Dentre suas publicações, encontra-se Raça: Debate Público no Brasil  Rio de Janeiro, Editora Mauad, 2010 e Reflexões sobre o direito ao ressentimento: Violência na história: memória, trauma e reparação  Rio de Janeiro, Editora Ponteio, 2012.
E-mail: monica.grin@gmail.com

Prof. Michel Gherman
Possui graduação em História com licenciatura em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). É Mestre em Antropologia e Sociologia pela Hebrew University of Jerusalem (2007). Finalizou seu Doutorado em 2014 pelo Programa de História Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Email: michelgherman@hotmail.com

Assistentes de Pesquisa:

Felipe Menezes 
Fernanda Arouca
Beatriz Frenkel (Bolsista PIBIC)

Pesquisadores associados:


Silvia Correia
Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua nas áreas da história cultural e política, história comparada, cultura e memória de guerra e história oral. É graduada em História pela Universidade do Minho com um ano ERASMUS MUNDUS/SOCRATES na Universitá Degli Studi di Bologna e doutorada pela Universidade Nova de Lisboa. Colaborou cientificamente, em 2009, com a Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República e coordenou, entre 2009 e 2011, a criação do Arquivo de História Oral da Confederação Geral de Trabalhadores Portugueses Intersindical Nacional (1970-1977) (Portugal).
Em 2012, foi Fulbright Scholar  e teaching assistant em International Relations na Brown University (EUA). Entre 2012 e 2013 desenvolveu o  projeto de pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa e na Brown University.

Murilo Sebe Bon Meihy
Professor Adjunto de História Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui bacharelado e licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social da Cultura pela mesma instituição (2007), e doutorado em Estudos Árabes pela Universidade de São Paulo (2013). Tem experiência na área de História e Estudos Culturais, com ênfase em História Moderna e Contemporânea do Oriente Médio e Norte da África, atuando principalmente nos seguintes temas: Nação e Revolução no Oriente Médio, Cultura Árabe-Islâmica, Orientalismo, Vocabulário político árabe, Guerra Fria e Petróleo, e árabes no Brasil.


Bruno Leal Pastor de Carvalho
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e em Comunicação Social habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (20006). É Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009). Cursou doutorado no Programa de História Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É o fundador e mediador da rede social Café História [http://cafehistoria.ning.com].
E-mail: brunoleal2003@gmail.com

Leonel Victor Soares Caraciki
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). É mestre em História no Programa de História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e se interessa pela história do movimento liberal e do libertarianismo.
E-mail: leonelrlz@hotmail.com