Atividades

2015.2

Laboratório

Melancolia pós-colonial: Portugal, França e Inglaterra 
Profs. Mónica Grin e Sílvia Correia

Início: dia 10 de novembro, 14h (quinzenal)
Sala 427 (Laboratório do NIEJ)

IFCS - UFRJ 

Curso de Extensão para Educadores de Escolas Judaicas (Mais Informações em Breve)

O Curso de Extensão tem como objetivo contribuir para a formação e atualização de professores graduados que atuem em escolas judaicas de Educação Básica em reconhecimento às especificidades que marcam este tipo de instituição, bem como de estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ que tenham interesse acadêmico na área de estudos judaicos. Para tanto, adotaremos abordagens históricas e sociológicas sobre temas da área de estudos judaicos, sempre com a preocupação de trazer o debate historiográfico mais atual presente em universidades norte-americanas, europeias e israelenses. Trata-se de um curso que pretende garantir habilidades teóricas e didáticas  características do campo mais amplo dos estudos judaicos, respeitando o pluralismo de suas abordagens e métodos.

 Curso "20th Century Jewish Ideas and Thinkers: The Religious Debate" 

O NIEJ/UFRJ recebe durante esse semestre o rabino reformista e professor Joseph Edelheit para um curso sobre o debate religioso no pensamento judaico no século XX. Edelheit é diretor de estudos religiosos na Universidade St. Cloud, em Minneapolis nos Estados Unidos, além de ser ativista do Diálogo Judaico-Cristão, ter desenvolvido trabalhos sobre AIDS quando participava do Conselho do Presidente Clinton e ser criador de um centro centro de memória do Holocausto.

Projeto "Memória Sefaradi"

Ainda em fase de desenvolvimento, o projeto "Memória Sefaradi" é uma parceria do NIEJ/UFRJ com a pesquisadora Paula Ribeiro, da Universidade Estácio de Sá, envolvendo os alunos que participam do LIEJ, e tem como objetivo realizar entrevistas e reunir informações a respeito da imigração de origem sefaradi na cidade do Rio do Janeiro.




2012.2

Laboratório "Crimes de Guerra e Relações Internacionais"

O objetivo do curso é reconstruir o cenário pós-1945 no tocante ao tema “crimes de guerra”, sobretudo tendo em vista a experiência do holocausto e dos diferentes contextos presentes na comunidade internacional.

2012.1

Tópico de História Contemporânea II - Holocausto: Historiografia e Memória

O objetivo do curso é retomar o tema do "holocausto" não apenas como importante tópico da disciplina da História Contemporânea, mas como objeto de constante disputa e reelaboração de sentidos no mundo do pós-guerra. Nas últimas três décadas, o holocausto foi profundamente debatido por historiadores e tornou-se, ao mesmo tempo, pauta para filmes, documentários, romances, celebrações e biografias e diversas outras peças de representação imagética e textual. Por isso, este curso pretende, nessa perspectiva, debater o holocausto a partir de dois eixos que estão em profundo diálogo: a memória e a historiografia.