2015.2
Laboratório:
Melancolia pós-colonial: Portugal, França e Inglaterra
Profs. Mónica Grin e Sílvia Correia
Início: dia 10 de novembro, 14h (quinzenal)
Sala 427 (Laboratório do NIEJ)
IFCS - UFRJ
Curso de Extensão para Educadores de Escolas Judaicas (Mais Informações em Breve)
O Curso de Extensão tem como objetivo contribuir para a formação e atualização de professores graduados que atuem em escolas judaicas de Educação Básica em reconhecimento às especificidades que marcam este tipo de instituição, bem como de estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ que tenham interesse acadêmico na área de estudos judaicos. Para tanto, adotaremos abordagens históricas e sociológicas sobre temas da área de estudos judaicos, sempre com a preocupação de trazer o debate historiográfico mais atual presente em universidades norte-americanas, europeias e israelenses. Trata-se de um curso que pretende garantir habilidades teóricas e didáticas características do campo mais amplo dos estudos judaicos, respeitando o pluralismo de suas abordagens e métodos.
Curso "20th Century Jewish Ideas and Thinkers: The Religious Debate"
O NIEJ/UFRJ recebe durante esse semestre o rabino reformista e professor Joseph Edelheit para um curso sobre o debate religioso no pensamento judaico no século XX. Edelheit é diretor de estudos religiosos na Universidade St. Cloud, em Minneapolis nos Estados Unidos, além de ser ativista do Diálogo Judaico-Cristão, ter desenvolvido trabalhos sobre AIDS quando participava do Conselho do Presidente Clinton e ser criador de um centro centro de memória do Holocausto.
Projeto "Memória Sefaradi"
Ainda em fase de desenvolvimento, o projeto "Memória Sefaradi" é uma parceria do NIEJ/UFRJ com a pesquisadora Paula Ribeiro, da Universidade Estácio de Sá, envolvendo os alunos que participam do LIEJ, e tem como objetivo realizar entrevistas e reunir informações a respeito da imigração de origem sefaradi na cidade do Rio do Janeiro.
2012.2
Laboratório "Crimes de Guerra e Relações Internacionais"
O
objetivo do curso é reconstruir o cenário pós-1945 no tocante ao
tema “crimes de guerra”, sobretudo tendo em vista a experiência
do holocausto e dos diferentes contextos presentes na comunidade
internacional.
2012.1
Tópico de História Contemporânea II - Holocausto: Historiografia e Memória
O
objetivo do curso é retomar o tema do "holocausto" não
apenas como importante tópico
da disciplina da História Contemporânea, mas como objeto de
constante disputa e reelaboração de sentidos no mundo do
pós-guerra. Nas últimas três décadas, o holocausto foi
profundamente debatido por historiadores e tornou-se, ao mesmo tempo,
pauta para filmes, documentários, romances, celebrações e
biografias e diversas outras peças de representação imagética e
textual. Por isso, este curso pretende, nessa perspectiva, debater o
holocausto a partir de dois eixos que estão em profundo diálogo: a
memória e a historiografia.