quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Conversa com Javier Sinay

Na última quarta-feira (06/11), alunos da graduação, pós-graduação e professores do IH (Instituto de História da UFRJ) se reuniram para uma conversa com Javier Sinay, autor do livro, Los Crímenes de Moisés Ville: Una Historia de gauchos y judíos, publicado pela Tusquets, na sala do NIEJ.



O convidado foi apresentado pelo pós-doutorando do PPGHIS, Diego Galeano, que também contou como conheceu Javier e fez alguns apontamentos sobre a pesquisa realizadas pelo autor no processo de escrita do livro. A ideia para o livro veio através da leitura de um artigo do bisavó de SinayMijl Hacohen Sinay, publicado em 1947 e intitulado: Las primeras víctimas judías em Moisés Ville. 

O eixo principal do livro trata de uma série de assassinatos cometidos por gaúchos contra judeus entre 1889 e o início do século XX, mas durante a conversa foi ressaltado que o livro ultrapassa o seu eixo principal e também lida com temas como; relações entre gaúchos e judeus, imigração judaica para a Argentina no final do século XIX, impresa iídiche, memória local e outros. Outro tema recorrente na conversa foi o trabalho de pesquisa realizado, que contou com consulta à arquivos de jornais em iídiche, entrevistas com atuais moradores de Moisés Ville, bibliografia sobre o tema e inclusive, com o aprendizado do iídiche. 

Após a fala de Javier, os presentes tiveram a oportunidade de realizar perguntas sobre o livro, a pesquisa e a recepção da obra na argentina. A conversa foi encerrada com a doação de um exemplar do livro para a biblioteca do NIEJ. Mais informações sobre o livro e o autor podem ser encontradas no site: http://www.loscrimenesdemoisesville.com/







Nenhum comentário:

Postar um comentário